INSTIC- Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação.
O INSTIC surge da extinção do ISUTIC (Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação) que foi criado pelo Decreto Presidencial nº 7/09, de 12 de Maio, ofereceu até ao momento da sua extinção 2 cursos de graduação (Engenharia Informática e Engenharia de Telecomunicações), tendo graduado 135 estudantes. Na ocasião, contou com 63 funcionários, sendo 19 administrativos, 44 docentes e um total de 1.147 estudantes.
Integração à Universidade de Luanda
Com a criação da Universidade de Luanda, foi nomeada uma Comissão Instaladora através do Despacho n.º 226/20 de 30 de Novembro, constituída pelos seguintes docentes: Alberto Maba Chocolate (Coordenador), Lulenga Mambu (Coordenador Adjunto para os Assuntos Académicos) e o Professor Doutor Laurindo Vieira (Coordenador Adjunto para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação).
Mediante esta Comissão, foram nomeadas as Comissões de Gestão das quatro Unidades Orgânicas, nomeadamente, a Faculdade de Artes, a Faculdade de Serviço Social, o Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação e o Instituto Politécnico de Gestão, Logística e Transportes, através do Despacho n.º 284/20 de 24 de Dezembro.
Após a aprovação do Estatuto Orgânico da UniLuanda, através do Decreto Presidencial n.º 281/21, de 1 de Dezembro e do Regulamento Eleitoral da UniLuanda pelo Decreto Executivo n.º 74/22 de 3 de Fevereiro. Em Março de 2022, ocorreu o fim da comissão de serviço do Coordenador da Comissão Instaladora, o Professor Doutor Alberto Maba Chocolate, tendo sido substituído em regime de acumulação de funções pelo Coordenador Adjunto para os Assuntos Científicos e Pós-graduação, o Professor Laurindo Vieira, mediante o Despacho n.º 52/2022, de17 de Março, da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. O ápice do processo de instalação era a posse do primeiro Reitor da UniLuanda. Porém, o percurso até lá, passava pela eleição dos Órgãos Colegiais, de forma específica o Conselho Geral, para que este pudesse conduzir e eleger o órgão singular de Gestão – o Reitor.
A eleição dos membros do Conselho Geral ocorreu no dia 29 de abril de 2022. Porém, a tomada de posse aconteceu somente no dia 24 de Maio, um atraso de quase um mês em função das acções dilatórias antidemocráticas para impedirem o prosseguimento do processo eleitoral na Instituição. Depois de várias tentativas para inviabilizar o processo, finalmente os membros do Conselho Geral tomaram posse no dia 24 de Maio e nesta data elegeu-se a Primeira Mesa do Órgão Colegial, tendo como Presidente a Professora Doutora Juliana Lando Canga, e como Secretário o funcionário administrativo Adão José Joaquim. Constituída a Comissão Eleitoral, esta teve de ter uma alteração na sua liderança, por impedimento da Presidente, nos termos da lei. O processo eleitoral foi conduzido pelo Vice-Presidente eleito para o Conselho Geral, o Professor Associado, Simão João Samba.
Aos 4 de Julho de 2022, ocorreu a eleição do Reitor e a Tomada de Posse teve lugar no dia 26 de Julho e testemunhada em representação da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Professor Doutor Eugénio Adolfo Alves da Silva. Um facto digno de registo, é o de que, com a homologação do Reitor eleito, o Professor Catedrático, Alfredo Gabriel Buza, a Professora Doutora Juliana Lando Canga Buza teve de renunciar em definitivo ao cargo de Presidente do Conselho Geral, sendo o Reitor empossado pelo Vice-Presidente do Órgão Colegial, e o mesmo órgão atribuído à Professora Doutora Juliana Lando Canga Buza, a distinção de Presidente de Honra.